Patrimônio da Humanidade: missa comemora título conferido pela UNESCO

Secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, e Secretária Municipal de Cultura, Aglaé Fontes

Foto: Grazziele Santos

Por Yara Santos (ASCOM/PMSC)

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão e a Secretaria de Cultura realizaram missa em comemoração ao título conferido à Praça São Francisco, pela Unesco, de Patrimônio da Humanidade. A missa foi promovida na Igreja São Francisco e celebrada pelo Padre Bernardino, que abençoou os agentes que lutaram pela comenda conquistada pela Praça, hoje, ponto turístico mundial.


Prestigiaram a cerimônia, o prefeito Alex Rocha, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a secretária de Cultura do município, Aglaé Fontes, a secretária do Gabinete, Telma Pureza, secretário de Infraestrutura, Marcos Souza, a Superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, funcionários do poder público municipal, brincantes dos grupos folclóricos locais, historiadores, a comunidade em geral e a imprensa.


A missa foi acompanhada pelo Coral Vozes da Vitória e a programação apresentou, também, o Coral Vivace, sob a regência do maestro Sérgio Chagas. Ao final da cerimônia, a secretária Aglaé Fontes pronunciou-se acerca da importância do título conferido. “Essa Praça não seria nada sem o bom povo que abre as janelas, que tem olhos que vêem ouvidos que ouvem e um ração que ama. A Praça sem gente não seria nada, pois um monumento precisa de alma. A Praça é nossa, como diz o poeta, assim como o céu é do avião”, disse, finalizando as suas palavras.


Em seguida, a secretária Eloísa Galdino levou os presentes a refletirem sobre o potencial do título recebido e sobre os fatores positivos que poderão ser explorados pela população. “É importante refletir e fazer desta Praça um bem que traga desenvolvimento à cidade de São Cristóvão, além de mais igualdade social. Façamos de São Cristóvão protagonista da nossa sergipanidade, com o que há de melhor”, citou.


A superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, fez das palavras da secretária Aglaé Fontes, as suas. De maneira que citou a grandiosidade do título conferido e da riqueza do conjunto arquitetônico histórico-cultural do município.


No meio da Praça São Francisco, apresentou-se a Filarmônica Sancristovense, sob a regência do maestro Fortunato, sob à iluminação subterrânea, que deu um tom ainda mais belo à comemoração. A noite também foi dos grupos folclóricos do município, o Reisado do mestre Satu, o Samba-de-coco, de dona Maria Acácia dos Santos, e as caceteiras, de Sr. Rindu. Os brincantes se apresentaram, cada um ao seu estilo, somando à comemoração pela conquista do título, cores, tradição e renovação, além de marcar a presença do patrimônio imaterial, representado pelo folclore de São Cristóvão, a quarta cidade do país.



Fonte: Blog da PMSC

Desenho e palavras de reconhecimento


Ainda recebo abraços e palavras de reconhecimento pelo trabalho executado na coordenação da Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade desde fevereiro de 2008. Meu envolvimento nesta causa remonta 2006, quando fui convidado para escrever um dos textos do dossiê de candidatura da referida praça. Sou grato a muitos, já disse que "uma fragata só não faz, não fez o verão" e por isso compartilho com todos os membros da Comissão, todos que assinaram o abaixo-assinado virtual, todos que contribuiram direta ou indiretamente, para fortalecer o nosso movimento. A vitória foi nossa! A vitória foi do Brasil, de Sergipe, de São Cristóvão!

Além do desenho e das palavras de Clécio Barroso, reproduzo algumas felicitações neste blog que arquiva a memória do grandioso esforço de mobilização e divulgação da Praça São Francisco, hoje Patrimônio da Humanidade.



Clécio Barroso

Parabéns! Tenho certeza que seu empenho foi pela cidade e não pra auto-promoção. E que sua luta não acabe por aqui.



Marcelo Deda – Governador, durante entrevista coletiva concedida a imprensa sergipana, no auditório do Palácio do Governo, dia 2/8/2010.

Quero parabenizar de maneira efusiva e cumprimentar o professor Thiago Fragata, que é Presidente da Comissão Pró-candidatura de São Cristóvão ele foi o grande mobilizador, na internet, na sociedade, na mobilização das pessoas, no convencimento as autoridades de governo, na cobrança permanente aos órgãos do Estado, aos órgãos do Município, para que as obras contratadas ou cominadas, melhor dizendo, pela UNESCO fossem efetivadas. Quero dizer ao Professor Thiago Fragata que ele também será homenageado [com a medalha da Ordem do Mérito Serigy].



Wanderlê Correia – Deputado Estadual, durante discurso na Assembléia Legislativa de Sergipe, dia 2/8/2010

(...) quero lembrar a importância de um historiador, filho da quarta cidade mais antiga do Brasil, que coordenou a campanha de reconhecimento e por isso esteve aqui na Assembléia Legislativa em abril do ano passado, atendendo a um convite deste que vos fala. Ele é o professor Thiago Fragata, que será homenageado com a medalha do mérito Serigy, segundo anunciou o nosso Governador Marcelo Deda na manhã de hoje.



Eloisa Galdino –Secretária de Estado da Cultura

Um dos responsáveis pela mobilização do povo sãocristovense na defesa da candidatura. Filho da terra, grande agente cultural!



Luis Alberto dos Santos – Sub-Secretário de Patrimônio Histórico e Cultural (SUBPAC)

(...) Considerando que as ações no município de São Cristóvão, só foram possíveis graças ao espírito de colaboração de pessoas como Vossa Senhoria, que entendeu e somou-se a esse projeto, atendendo ao nosso apelo; enquanto coordenadores dessa importante missão; a conquista dessa chancela, que foi coroada de êxito. Entendendo que ninguém faz nada sozinho, queremos externar toda nossa gratidão.



Marcelo Rangel Lima - Secretário Adjunto de Estado da Cultura

(...) Nessa vitória foi um dos mais bravos guerreiros, aliás, certamente o mais bravo.
Na minha humilde opinião, o sonho de João Bebe Água tomou outra dimensão. Que sua alma descanse em paz, pois a velhacap não voltou a ser capital, mas agora é Patrimônio da Humanidade, um sonho mais grandioso e que tornará a cidade uma referência brasileira e sergipana para o mundo. Enorme abraço!



Araripe Coutinho – poeta, escritor

(...) Por tudo isso, diante da janela do museu, que dá para o pátio do convento, vendo as folhas verdes dos antúrios entremear o espaço cortando a tarde, cujo sol é lilás e brisa verde, é que a Praça de São Francisco, tão bem cultuada pelo historiador Thiago Fragata, é hoje um portal vivo de lágrimas e riqueza. Riqueza eterna, essa que o tempo não corrói.

...

Bravo para você, querido amigo. A vitória é sua e do mundo inteiro. São Cristóvão, terra que sempre nos abençoou. Viva dona Geninha!



Osvaldo Gouveia – Obras Sociais Irmã Dulce, Salvador

Estou super feliz, com o título que a praça de São Francisco recebeu.

Vi teu nome como coordenador do processo. Mereces todas as homenagens, por tudo que fazes em favor de São Cristóvão.



Marlibia Raquel

Parabéns para o povo sergipano! Parabéns a todos que se empenharam durante a candidatura, parabéns a você que tem ensinado a muitos, - inclusive a mim, rsrsrsrs! - a importância de preservar a nossa historia!!



Ricardo Thairon

Valeu Thiago!!! Foi você quem ajudou e muito para que isso acontecesse. Parabéns a você e os sancristovenses!!!



Anne Mirraylla Santos Santana

Parabéns! A Praça São Francisco e o povo de São Cristovão merece! E principalmente agradecemos ao coordenador dessa grande vitória, Thiago Fragata. Valeu!


Professor Francisco José Alves

Congratulações pelo reconhecimento da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade!



Rosylayne Leite

Grande Thiago Fragata, parabéns pela bela conquista, seu empenho foi muito importante. São Cristóvão merece!



Professor Andrey Lemos

Parabéns a todos vocês que levantam e fortalecem a cultura desta linda cidade



Pedro Carregosa

Então, cicerone de São Cristóvão, eis que o objetivo foi cumprido, parabéns pelo trabalho e sucesso!!!!



Rossevanya Andrade

Um grande Viva pra você e pra todos que juntos conquistaram esse título! Valeu o trabalho, a campanha e cada um que contribuiu



Sibelle Fonseca

Acompanhei sua luta e entusiasmo para que a praça São Francisco conquistasse esse título.Estou orgulhosa de você e de Sergipe.



Professor Claudefranklin Monteiro

Grande amigo. Saudações sergipanas. Parabéns pela conquista!!! Viva São Cristóvão!!!!



Luciana da Fraga Menezes

Thiago, é com muita satisfação que eu, sendo sancristovense nata, venho te parabenizar por todo o seu empenho, juntamente com todos os meus conterrâneos, na eleição da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade.

É hora de festejarmos...

Muito obrigada por mais uma contribuição na história de São Cristovão.



Professora Stella Galvão

Fiquei muito orgulhosa dessa luta coroada de sucesso. Já estou preparando uma aula sobre o assunto. Abraço!



Ivan Rego

Parabéns Thiago!!

Essa vitória é de todos os sergipanos e nordestinos!!!

Muito sucesso!!



Adevanilson Castor

Caro companheiro, fiquei muito feliz e vou colocar uma pequena frase de agradecimentos aos estudantes em cada escola.



Professora Vera Lucia

Conte comigo. Continuaremos juntos.



Lesbão Thiago Correa Santos

Parabéns! A você e demais militantes dessa longa luta, estou esperando o convite para a comemoração.



Professor Sérgio Alex

Parabéns especial a você companheiro!

Guerreiro incansável desta luta, os méritos desta vitória são fortemente teus, valeu hermano!



Professora Roseli Santaella Stella

Parabéns por todo o esforço para concretizar um sonho: fazer reconhecer o papel de S. Cristóvão na História Colonial.

Sou autora de trabalhos sobre o período do Governo Espanhol no Brasil, inclusive minha tese de doutorado sobre este tema, publicada no Brasil e na Espanha, foi citada na Bibliografia do projeto de candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade.

Gostaria de envia-lhe um exemplar para compor o acervo da Biblioteca do Museu Histórico, como forma de contribuir, modestamente, para divulgar essa jóia colonial.



Carlos Nascimento

Thiago, todos estão de parabéns, mas especialmente você. Agora mais que nunca vão aparecer muitos pais da criança. Pessoas que não fizeram nada, nem assinaram o manifesto vão tirar casquinha do título.

A tarefa está apenas começando, agora a responsabilidade é maior, o mundo está de olho em nós. Esta é a concretização de um sonho que começou quase 15 anos atrás, quando a Pça. foi inscrita pela primeira vez na Lista Tentativa



Pablo Renan Silva Campos

Parabéns Praça São Francisco, agora está com o reconhecimento que merece, minha saudação vai em especial para Thiago Fragata, sei o quanto essa conquista é importante para ele e como batalhou por essa campanha. Valeu cara, saudações.



Ubaldino Dantas Machado

Sempre quem trabalha com honestidade, dedicação e principalmente com AMOR, atinge seus objetivos. Parabéns pelo título da UNESCO, você foi o gestor mas também o líder de todo o movimento.

Vamos para a frente, pois agora as demandas vão crescer de forma exponencial. Estenda meus cumprimentos ao Prefeito Municipal, à Secretária da Cultura e a todos os cidadãos de São Cristóvão.

Boa noite e mas uma vez parabéns.



Lourdes Neves

Aproveito para definir que os meus sentimentos, também são de Sergipana (um pouco mais vaidoso), mas desejo igual ao Professor Ubaldino parabéns a você e toda sua equipe, estamos aguardando o professor e espero desta vez nos reunir aqui na OUIS...

Um abraço especial,



Professora Joceneide Cunha

Sergipe está de parabéns! Mas sei que você foi um dos sergipanos que mais se empenhou, por isso parabéns dobrado!



Daniella

Patrimônio da HUMANIDADE, estamos de parabéns, e sei que você lutou muito pra isso!!

Grande Abraço!!



Bruno Leal

Valeu pela luta!

Patrimônio cultural da humanidade!

Valeu São Cristóvão!!!!!!!!!!



Marcelo Roque

Olá Thiago, meus parabéns pelo reconhecimento da praça São Francisco como patrimônio mundial. A meu ver você é o mais entusiasta e incentivador para esse acontecimento.



Ricardo Lisboa

Parabéns, você merece demais.

Você foi um dos que mais lutaram por isso.

Valeu! Abraçãoooo!!



Joana Carvalho

Noooossa! Parabéns a nós todos sergipanos e em especial para vocês de São Cristóvão. A praça São Francisco é Patrimônio da Humanidade!



Professora Fernanda Cordeiro

Parabéns Thiago, pela força, pela luta, junto com os que torceram e se empenharam em prol da Praça São Francisco - Patrimônio da Humanidade - você é um grande vencedor!!!

Um grande abraço!



Professor José Adeilson Santos

(...) o principal motivo deste contato é parabenizá-lo pelo êxito voluntarioso da sua luta e dedicação pelo reconhecimento da Praça de São Francisco. Desde as primeiras chamadas através da mídia em relação a iminência da escolha, pensei nas suas buscas e ações em favor do ato. Merecemos este reconhecimento histórico e; na história desta conquista, eu marco a sua bandeira, a sua marcha, a sua luta. Obrigado, Companheiro Thiago Fragata, em nome do nosso povo sergipano.



Antonio Cruz

A você, em especial, e a todos que lutaram e obtiveram esta maravilhosa vitória, parabéns!



Gilmar Sullevan

É cara o seu esforço valeu apena. São Cristóvão é um patrimônio sergipano para toda a humanidade.



Cleverton Costa Silva

Valeu, Thiago!!! Estamos de parabéns!!!!



Everlane Moraes

(...) maravilha!!!!!! Mais responsabilidades para nós estagiários, em fazer com que as pessoas sintam gosto em atravessarem a grande praça patrimônio da humanidade e irem no museu conhecerem um pouco mais sobre Sergipe e São Cristóvão!!!!!!!!

Parabéns para você Thiago, tão consciente da importância histórica dessa cidade e multiplicador de todos os seus conhecimentos!!!!



José Passos

Alegro-me com a vitória do povo de São Cristovão.

Parabéns! Obrigado pela atenção.



Denilua

Parabéns para São Cristóvão, Sergipe e para você também Thiago, sempre envolvido com as questões culturais. Abraços!



Rosangela Reis

Parabéns pelo reconhecimento do seu empenho, era nítido o seu empenho!



Gilvania de Souza

Olá! Fiquei muito feliz, estamos todos de parabéns, não só São Cristóvão e sim, Sergipe, Brasil e o MUNDOOOOO! Em especial a todos aqueles que diretamente se envolveram nesta luta e nosso muito obrigado por ter você sempre empenhado pra o nosso desenvolvimento. Que Deus lhe ilumine e conserve você com esta força. Sucessooooooo!



Maristela Tomas

Quero parabenizar a todos nós pela conquista, e agora que a caminhada se amplia para poder difundir todos os procedimentos referentes ao estímulo ao turismo e valorização da cultura local.



Professor Genivaldo Gouveia

Não poderia deixar de parabenizá-lo e a todos os seus conterrâneos pelo reconhecimento público internacional (UNESCO) da importância da Pça. São Francisco com a elevação da mesma a patrimônio da humanidade. Sei que você fez/faz/fará SEMPRE parte desse episódio de extrema relevância para a cultura local/nacional, deve ter sonhado várias vezes com o evento, com o resultado, com o processo.



Camila Silva Rodrigues

Olá, Thiago receba minhas felicitações, parabéns por essa grandiosa conquista não só sua, nem da praça, mas de todos os moradores de São Cristóvão.



Professor Luis Fernando Ribeiro Soutello

Vencemos!



Professora Claudia Nunes

Amigo, essa vitoria é nossa, parabéns! Beijos!


Professora Aglacy Mary

Mais uma vez, parabéns! Nova caminhada começa, certamente!


Fábio André - Blog Coisas de São Cristóvão

Parabéns, cara!


Antonio Everton

Só alegria né colega? Parabéns! Seu empenho foi fundamental!


Terezinha Alves de Oliva – Superintendente do IPHAN-SE

Ainda vivendo a emoção pela inscrição da Praça são Francisco na Lista do Patrimônio da Humanidade, em nome da Superintendência do IPHAN em Sergipe desejamos cumprimentá-lo, destacando a importância do trabalho liderado por Vossa Senhoria na Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade.




WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...