I - APRESENTAÇÃO
O CLUBE DE LEITURA LIVE LIVRO (CLLL) é um projeto que incentiva leitura digital e escuta de audiolivros usando os clássicos da literatura nacional e estrangeira. O CLLL foi fundado no dia 11 de maio de 2021 pelo professor Thiago Fragata, do Colégio Estadual Silvio Romero (Lagarto/SE - DRE2), que atua desde então como mentor (youtuber) através do seu canal Poesia com Tempero & Arte Sustentável.
Nos últimos dois anos, a pandemia do COVID-19 sacudiu o mundo e este jamais será o mesmo quando ela acabar. Por causa de restrições e medidas de segurança/isolamento implementadas, visando a não proliferação do coronavírus, a Educação Brasileira sofreu mudanças substanciais; a principal mudança observada na escola pública foi a legitimação do ensino remoto.
No contexto pandêmico, o aluno de escola pública viu o celular assumir um novo status. O aparelho que era censurado nas aulas virou o canal de acesso ao ambiente virtual; celular atuou como caderno, livro, estúdio de produção, isso diariamente. Foi neste cenário árido de bibliotecas fechadas, que o Thiago Fragata concebeu projeto litero-ativo, o clube de leitura que provoca/promove novas experiências. Em poucas palavras, o CLLL trata o celular como se fosse um kindle, o PDF grátis é o ebook do clássico escolhido (maioria dos clássicos da literatura são gratuitos o que facilita sua busca e distribuição, sem incorrer em delito/desrespeito aos direitos autorais).
II – OBJETIVO GERAL
Promover experiência de leitura digital e/ou a escuta de audiolivros usando os clássicos da literatura nacional e estrangeira.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Apresentar informações sobre clássicos da literatura nacional e estrangeira identificando suas características, enredo e autoria;
b) propor de maneira exequível a ampliação da leitura de uma obra literária;
c) Conhecer adaptações do clássico literário para outras linguagens artísticas: cinema, História em Quadrinhos HQ, etc
d) Realizar lives-livros mensais (bate-papo virtual) tematizando obras destacadas, bem como outras atividades de carater remoto.
III - METODOLOGIA
a) Na primeira semana do mês é feito CONVITE a leitura das obras selecionadas. A bandeja virtual apresenta 2 clássicos para leitura, sendo um clássico nacional e outro estrangeiro
b) Sequencia a orientação para acesso das obras selecionadas. Informa plataformas que oferecem PDF e/ou audiolivros gratuitos. Indica site de baixar livro para o celular dos participantes (Domínio Público, etc). Recomenda-se uso de fone confortável para a experiência de escuta do livro;
c) Acontece a divulgação via instagram das obras via produção de cards, templares, vinhetas, etc num esforço para engajamento do público-alvo.
d) Na terceira semana, ocorre a live livro reunindo virtualmente os participantes; marcada por impressões, leituras compartilhadas, resenhas, resumos e curiosidades sobre as obras e respectivos autores;
e) Na última semana do mês é lançado programa especial no canal Poesia com Tempero & Arte Sustentável dedicado aos 2 livros destacados.
IV – OBRAS PRE-SELECIONADA PARA EDIÇÃO 2022 (LISTA PROVISÓRIA)
CLÁSSICOS ESTRANGEIROS
1 - Alice no País das Maravilhas (1872), de Lewis Carrol (1832/1898)
2 - O Velho e o Mar (1952), de Ernest Hemingway (1899/1961)
3 - Drácula (1897), de Bram Stoker (1847/1912)
4 - A Metamorfose (1915) - de Franz Kafka (1833/1924)
5 - Moby Dick (1851), De Herman Melville (1819/1891)
6 - O Médico e o Monstro (1886), de Robert Louis Stevenson (1850/1894)
7 - 20 mil léguas submarinas (1871), de Júlio Verne (1828/1905)
8 - Orgulho e preconceito (1813), de Jane Austen (1775/1817)
9 - Frankenstein (1818), de Mary Shelley (1797/1851)
10 - Sherlock Holmes: um Estudo em Vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle (1859/1930)
CLÁSSICOS NACIONAIS
1 - O Guarani (1857), de José de Alencar (1829/1877)
2 - Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839/1908)
3 - O Quinze (1930), de Raquel de Queiroz (1910/2003)
4 - Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos (1892/1953)
5 - O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo (1857/1913)
6 - Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado (1912/2001)
7 - Contos, de Lima Barreto (1881/1922)
8 - Anarquistas Graças a Deus (1979), de Zélia Gattai (1916/2008)
9 - Menino de Engenho (1932), de José Lins do Rego (1901/1957)
10 - A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector (1920/1977)
V - INSCRIÇÕES (10 de janeiro a 10 de fevereiro)
Segue inscrições para participação oficial no CLLL até 10 de fevereiro.
Você professor(a) que deseja trabalhar algum desses livros com seus alunos
Você que curte leitura/literatura independente de frequentar escola ou faculdade
você que deseja experimentar forma diferente de conhecer livros
mande sua mensagem para @poesia.com.tempero ou
O CLUBE DE LEITURA LIVE LIVRO (CLLL) é um projeto que incentiva leitura digital e escuta de audiolivros usando os clássicos da literatura nacional e estrangeira. O CLLL foi fundado no dia 11 de maio de 2021 pelo professor Thiago Fragata, do Colégio Estadual Silvio Romero (Lagarto/SE - DRE2), que atua desde então como mentor (youtuber) através do seu canal Poesia com Tempero & Arte Sustentável.
Nos últimos dois anos, a pandemia do COVID-19 sacudiu o mundo e este jamais será o mesmo quando ela acabar. Por causa de restrições e medidas de segurança/isolamento implementadas, visando a não proliferação do coronavírus, a Educação Brasileira sofreu mudanças substanciais; a principal mudança observada na escola pública foi a legitimação do ensino remoto.
No contexto pandêmico, o aluno de escola pública viu o celular assumir um novo status. O aparelho que era censurado nas aulas virou o canal de acesso ao ambiente virtual; celular atuou como caderno, livro, estúdio de produção, isso diariamente. Foi neste cenário árido de bibliotecas fechadas, que o Thiago Fragata concebeu projeto litero-ativo, o clube de leitura que provoca/promove novas experiências. Em poucas palavras, o CLLL trata o celular como se fosse um kindle, o PDF grátis é o ebook do clássico escolhido (maioria dos clássicos da literatura são gratuitos o que facilita sua busca e distribuição, sem incorrer em delito/desrespeito aos direitos autorais).
II – OBJETIVO GERAL
Promover experiência de leitura digital e/ou a escuta de audiolivros usando os clássicos da literatura nacional e estrangeira.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Apresentar informações sobre clássicos da literatura nacional e estrangeira identificando suas características, enredo e autoria;
b) propor de maneira exequível a ampliação da leitura de uma obra literária;
c) Conhecer adaptações do clássico literário para outras linguagens artísticas: cinema, História em Quadrinhos HQ, etc
d) Realizar lives-livros mensais (bate-papo virtual) tematizando obras destacadas, bem como outras atividades de carater remoto.
III - METODOLOGIA
a) Na primeira semana do mês é feito CONVITE a leitura das obras selecionadas. A bandeja virtual apresenta 2 clássicos para leitura, sendo um clássico nacional e outro estrangeiro
b) Sequencia a orientação para acesso das obras selecionadas. Informa plataformas que oferecem PDF e/ou audiolivros gratuitos. Indica site de baixar livro para o celular dos participantes (Domínio Público, etc). Recomenda-se uso de fone confortável para a experiência de escuta do livro;
c) Acontece a divulgação via instagram das obras via produção de cards, templares, vinhetas, etc num esforço para engajamento do público-alvo.
d) Na terceira semana, ocorre a live livro reunindo virtualmente os participantes; marcada por impressões, leituras compartilhadas, resenhas, resumos e curiosidades sobre as obras e respectivos autores;
e) Na última semana do mês é lançado programa especial no canal Poesia com Tempero & Arte Sustentável dedicado aos 2 livros destacados.
IV – OBRAS PRE-SELECIONADA PARA EDIÇÃO 2022 (LISTA PROVISÓRIA)
CLÁSSICOS ESTRANGEIROS
1 - Alice no País das Maravilhas (1872), de Lewis Carrol (1832/1898)
2 - O Velho e o Mar (1952), de Ernest Hemingway (1899/1961)
3 - Drácula (1897), de Bram Stoker (1847/1912)
4 - A Metamorfose (1915) - de Franz Kafka (1833/1924)
5 - Moby Dick (1851), De Herman Melville (1819/1891)
6 - O Médico e o Monstro (1886), de Robert Louis Stevenson (1850/1894)
7 - 20 mil léguas submarinas (1871), de Júlio Verne (1828/1905)
8 - Orgulho e preconceito (1813), de Jane Austen (1775/1817)
9 - Frankenstein (1818), de Mary Shelley (1797/1851)
10 - Sherlock Holmes: um Estudo em Vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle (1859/1930)
CLÁSSICOS NACIONAIS
1 - O Guarani (1857), de José de Alencar (1829/1877)
2 - Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839/1908)
3 - O Quinze (1930), de Raquel de Queiroz (1910/2003)
4 - Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos (1892/1953)
5 - O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo (1857/1913)
6 - Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado (1912/2001)
7 - Contos, de Lima Barreto (1881/1922)
8 - Anarquistas Graças a Deus (1979), de Zélia Gattai (1916/2008)
9 - Menino de Engenho (1932), de José Lins do Rego (1901/1957)
10 - A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector (1920/1977)
V - INSCRIÇÕES (10 de janeiro a 10 de fevereiro)
Segue inscrições para participação oficial no CLLL até 10 de fevereiro.
Você professor(a) que deseja trabalhar algum desses livros com seus alunos
Você que curte leitura/literatura independente de frequentar escola ou faculdade
você que deseja experimentar forma diferente de conhecer livros
mande sua mensagem para @poesia.com.tempero ou
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre essa matéria.