LAMPIÃO: BANDIDO, HERÓI E OUTROS ADJETIVOS

 

Virgulino Ferreira da Silva, Lampião


RESUMO: artigo mostra através de expressões vocabulares a parcialidade dos pesquisadores diante do dilema herói/vilão conferido a Virgulino Ferreira da Silva, popular Lampião. 


Por Thiago Fragata*

O cangaço influenciou boa parte dos movimentos sociais que pontificaram o Brasil no século XX. No século XXI o fato se renova, a insinuação da homossexualidade de Lampião constitui um bom exemplo porque atrelar qualquer tema ao cangaço ou buscar inspiração nele significa atrair público, a opinião pública. O fato é que ninguém consegue ficar alheio ao cangaço e seu maior representante, Virgulino Ferreira da Silva, apelidado Lampião. Já em 1937, Jorge Amado inseriu na sua obra “Capitães da Areia” uma importante observação: “porque a população dos cinco estados, de Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe, vive com os olhos fitos em Lampião. Com ódio e com amor, nunca com indiferença”. Acrescentaria Ceará e Rio Grande do Norte. (CONTINUA)

 

Deseja receber no formato PDF esse artigo completo com as referências da pesquisa? Solicite pelo e-mail thiagofragata@gmail.com e apresente recibo de depósito de R$ 20,00 (vinte reais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...