LAMPIÃO EM LARANJEIRAS


 RESUMO: Artigo trata do problema do olho direito de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião. O destaque é a presença, ainda que alguns pesquisadores do cangaço não acreditem, de Lampião em Laranjeiras/SE, para uma cirurgia com o Dr. Bragança.



Dr. Bragança, médico que fez cirurgia no olho direito de Lampião

No final de julho de 1938, Lampião, o Rei do cangaço, convocou seu numeroso bando para um encontro na Grota de Angico, em Poço Redondo, Sergipe. A pauta do evento seria revelada na manhã de 28, mas no raiar do dia o esconderijo foi invadido por uma tropa comandada pelo Tenente João Bezerra, de Alagoas. O saldo do massacre: 11 mortos, incluindo Lampião e sua companheira Maria Bonita. Desde então, muito se publicou sobre o fatídico evento, estórias as mais estapafúrdias aparecem todos os anos; isso porque o mito da invencibilidade de Lampião,  somado a façanha de suas fugas exitosas por 2 décadas, contrastava com a informação da sua morte sem resistência. No livro de Cicinato Ferreira Neto, “A misteriosa vida de Lampião”, de 2008, tem um subtítulo que trata da “perda do ardor combativo”. Diz assim: “Sem dúvida, Lampião não era mais o mesmo. Não era nem a sombra do chefe combativo e surpreendente que os sertões pernambucanos, alagoanos e paraibanos conheceram. (...) contribuíram para isso a influência de Maria Bonita e, também, o estado de saúde que, a cada dia, tornava-se mais complicado. A tristeza tomava conta do capitão. Quando começou o ano de 1938, Lampião reclamava de muitas tosses e exasperava-se com as condições de sua visão”. (FERREIRA NETO, 2008, p. 257.) Sabemos que esta faculdade se reduzia ao olho esquerdo. O objetivo em pauta é destacar o procedimento cirúrgico que o Dr. Bragança, de Laranjeiras/SE, realizou no olho direito do famanaz cangaceiro.(CONTINUA)

  

Deseja receber no formato PDF esse artigo completo com as referências da pesquisa? Solicite pelo e-mail thiagofragata@gmail.com e apresente recibo de depósito de R$ 20,00 (vinte reais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...