Antigo Palácio Provincial, atual MHS. Foto: Everlane Morais, 2010 |
Brasão Imperial esculpido no MHS. Foto: Everlane Morais, 2010 |
Próximo domingo, 8 de julho, será comemorado festivamente os 192 anos de Emancipação Política de Sergipe da Bahia ou a independência política uma vez que Sergipe foi subordinado a esta Capitania desde sua criação em 1590. O ato da Emancipaçã foi assinado por D. João VI no dia 8 de julho de 1820.
O sobrado do Museu Histórico de Sergipe é um lugar de memória daquele contexto histórico uma vez que passou a funcionar como Palácio Provincial a partir de 1824 (após compra e reforma) quando foi ornamentado e o brasão imperial foi esculpido em sua fachada. O Palácio Provincial foi desativado após a Mudança da Capital de São Cristóvão para Aracaju em 17 de março de 1855.
PROGRAMAÇÃO DIA 8 DE JULHO 2012
15:30 Horas
CONCENTRAÇÃO
PRAÇA SÃO FRANCISCO
Governador Marcelo Deda passará em revista à
tropa
Missa de Ação de Graças - 192
anos de Emancipação Política de Sergipe
Local:
Igreja Santa Cruz (Convento São Francisco)
Inauguração da restauração do Lar Imaculada
Conceição (Antiga Santa Casa de Misericórdia), onde irá funcionar hospedaria para turistas.
Inauguração da restauração e adaptação do
prédio da antiga Delegacia, onde funcionará o Museu da Polícia Militar de
Sergipe
Local:
Av. Ivo do Prado, s/n
Apresentações
de grupos folclóricos, Lira Sancristovense, Coral Vozes da Vitória e show da Orquestra
Sanfônica de Aracaju em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.
Será um dia perfeito, pois a cidade apresentará e disponibilizará de mais um espaço de memória, bem como a hospedaria que será uma forma de estimular os visitantes a permanecer mais tempo na cidade de São Cristóvão.
ResponderExcluirO dia perfeito ainda está muito longe. Será possível vivencia-lo no dia em que voces tiverem condições mínimas de viverem em plena cidadania e com qualidade de vida, apoiados em bons serviços na área de saúde , segurança e educação. No próximo mes de Outubro realiza-se mais um pleito eleitoral, e os moradores da cidade de São Cristovão teram a oportunidade de mostrarem sua indignação com todas as mazelas que infestaram seu quotidiano durante mais de uma década.
ResponderExcluirÉ hora de rejeitar aqeles que nada fizeram, a não ser contribuir com sua subserviencia e incompetencia para o caos instalado.Eleger aqueles que se comprometam verdadeiramente com um melhor futuro para todos, construindo um cidade digna do seu passado glorioso . A cultura e o turismo, vocação natural do lugar,devem estar entre as prioridades dos novo prefeito e legisladores, cabendo ao cidadão, vigiar e punir, usando sua arma poderosa que é o voto.
Agora em 2020 nao é diferente temos que eleger pessoas compromissada com são Cristovão
ResponderExcluir