Foi durante a pandemia que a ideia amadureceu: um clube de leitura possível. Venho da escola pública e sou professor da rede estadual de ensino de Sergipe, aonde enfrentei impossibilidades de semear coletivos de leitores. A ironia é que foi no tempo de maior adversidade, quando a escola estava fechada e as aulas aconteciam no ambiente virtual/remoto. Quando tínhamos a escola a dificuldade maior era não contar 5 exemplares de uma mesma obra, por outro lado eu recusava xerocopiar livros. Com a pandemia restava a tela do celular, aparelho censurado até então e uma internet limitada para fazer acontecer prática pedagógica.
O Clube de Leitura Live Livro (CLLL) foi fundado no dia 11 de maio de 2021. A perspectiva era explorar leitura digital e/ou audiolivro de clássicos orientando os participantes para um consumo eficiente (compreensão) visando sucesso. O projeto patrocinado pelo canal Poesia com Tempero & Arte Sustentável foi atualizado em março de 2023, recebendo novo nome: Clube de escuta de audiolivros de Sergipe (CEASE). Doravante, o foco é a escuta orientada de audiolivros gratuitos dos clássicos da literatura nacional e estrangeira.
Trabalhar com os clássicos foi a decisão acertada. De largada, não iria desrespeitar direitos autorais incentivando um coletivo a fazer o mesmo uma vez que tratasse de obra de domínio público. O acesso disponível e a gratuidade seja no formato digital (e-book) seja no formato audiolivro (áudio-book) encerravam os percalços.
Embora sinta uma pressão em trabalhar obras da atualidade (os mais lidos) e/ou a literatura sergipana, na posição de mentor do CEASE, insisto nos porquês de selecionar exclusivamente clássicos para o desafio da escuta: 1) clássicos são (deveriam ser) de conhecimento geral/obrigatório visto que foram aclamados pelo cânone e carregam o requinte da produção literária - Você conhece os clássicos da literatura brasileira? 2) todo clássico dialoga com a atualidade, isso caracteriza e o distingue - Exemplo: Frankenstein (1818), de Mary Shelley, apresenta “a questão da ética na ciência” a partir do comportamento inescrupuloso de um cientista. Escutar livros constitui uma metodologia de acesso/conhecimento da literatura que é alternativa a leitura, lembrando que uma não inviabiliza a outra e você precisa desenvolver habilidade nas duas
LIVROS EXPLORADOS NA JORNADA CEASE 2023 - RETROSPECTIVA
1 - Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado / Março
2 - Alice no país das maravilhas (1862), de Lewis Carroll / Março
3 - Sherlock Holmes: um estudo em vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle / Abril
4 - A Ilha do Dr. Moreau (1896), de H. G. Hells / Maio
5 - O Guarani (1857), de José de Alencar / Junho
6 - Viagens de Gulliver (1726), de Jonathan Swift / Julho
7 - A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector / Agosto
8 - Um escândalo na Boemia (1891), de Arthur Conan Doyle / Setembro
9 - O Quinze (1930), de Raquel de Queiroz / Outubro
10 - O menino do dedo verde (1957), de Maurice Druon / Novembro
11 - Venha ver o por-do-sol e outros contos (1987), de Lygia Fagundes Telles / Dezembro
A iniciativa de convidar leitores a uma experiência de escuta da audiolivros parece inocente e sua consumação fácil porém a maioria dos participantes não conseguem reter conteúdo ou o enredo da obra indicada. Isso porque ouvir um livro não se trata de esforço físico mas de aprendizado. A leitura introspectiva e individual hegemônica nas práticas educacionais expõe e acentua a falha que o CEASE promete remediar.
Ficou interessado no DESAFIO CEASE 2024 (ouvir livros)?
Envia email para poesiacomtempero@gmail.com
Segue o perfil @poesia.com.tempero
O projeto CEASE é incentivado através de participação e doações voluntárias pix-solidário para 79991226477
O Clube de Leitura Live Livro (CLLL) foi fundado no dia 11 de maio de 2021. A perspectiva era explorar leitura digital e/ou audiolivro de clássicos orientando os participantes para um consumo eficiente (compreensão) visando sucesso. O projeto patrocinado pelo canal Poesia com Tempero & Arte Sustentável foi atualizado em março de 2023, recebendo novo nome: Clube de escuta de audiolivros de Sergipe (CEASE). Doravante, o foco é a escuta orientada de audiolivros gratuitos dos clássicos da literatura nacional e estrangeira.
Trabalhar com os clássicos foi a decisão acertada. De largada, não iria desrespeitar direitos autorais incentivando um coletivo a fazer o mesmo uma vez que tratasse de obra de domínio público. O acesso disponível e a gratuidade seja no formato digital (e-book) seja no formato audiolivro (áudio-book) encerravam os percalços.
Embora sinta uma pressão em trabalhar obras da atualidade (os mais lidos) e/ou a literatura sergipana, na posição de mentor do CEASE, insisto nos porquês de selecionar exclusivamente clássicos para o desafio da escuta: 1) clássicos são (deveriam ser) de conhecimento geral/obrigatório visto que foram aclamados pelo cânone e carregam o requinte da produção literária - Você conhece os clássicos da literatura brasileira? 2) todo clássico dialoga com a atualidade, isso caracteriza e o distingue - Exemplo: Frankenstein (1818), de Mary Shelley, apresenta “a questão da ética na ciência” a partir do comportamento inescrupuloso de um cientista. Escutar livros constitui uma metodologia de acesso/conhecimento da literatura que é alternativa a leitura, lembrando que uma não inviabiliza a outra e você precisa desenvolver habilidade nas duas
LIVROS EXPLORADOS NA JORNADA CEASE 2023 - RETROSPECTIVA
1 - Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado / Março
2 - Alice no país das maravilhas (1862), de Lewis Carroll / Março
3 - Sherlock Holmes: um estudo em vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle / Abril
4 - A Ilha do Dr. Moreau (1896), de H. G. Hells / Maio
5 - O Guarani (1857), de José de Alencar / Junho
6 - Viagens de Gulliver (1726), de Jonathan Swift / Julho
7 - A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector / Agosto
8 - Um escândalo na Boemia (1891), de Arthur Conan Doyle / Setembro
9 - O Quinze (1930), de Raquel de Queiroz / Outubro
10 - O menino do dedo verde (1957), de Maurice Druon / Novembro
11 - Venha ver o por-do-sol e outros contos (1987), de Lygia Fagundes Telles / Dezembro
A iniciativa de convidar leitores a uma experiência de escuta da audiolivros parece inocente e sua consumação fácil porém a maioria dos participantes não conseguem reter conteúdo ou o enredo da obra indicada. Isso porque ouvir um livro não se trata de esforço físico mas de aprendizado. A leitura introspectiva e individual hegemônica nas práticas educacionais expõe e acentua a falha que o CEASE promete remediar.
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