Avanços da Campanha Patrimônio da Humanidade na II CNC

Maristela Tomás defendeu São Cristóvão na II CNC

A delegação sergipana que participou da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), em Brasília, entre os dias 11 a 14 do mês corrente conseguiu avanços significativos, com um destaque especial para a moção de apoio a candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade.

Entre os 33 sergipanos, 2 representaram o município de São Cristóvão: Maristela Tomás dos Santos (do Ilê Ase Opo Osogun Ladê – comunidade tradicional de terreiro) e João Batista dos Santos (sociedade civil organizada). Ao longo das várias plenárias, reuniões e discussões de 347 propostas sistematizadas, os delegados da cidade histórica conduziram um pleito em caráter de Moção Nacional para que a Praça São Francisco seja reconhecida Patrimônio da Humanidade, via ação imediata e parceira firmada entre União, Estado e Município visando cumprir as recomendações da UNESCO. A moção foi aprovada em plenária.

Vale ressaltar que a delegação sergipana esteve toda vestida com as camisas da campanha e distribuiu material de divulgação do pleito internacional. Dentre as entidades responsáveis pelo avanço do pleito que apoiaram o ato a Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco coordenada pelo Professor Thiago Fragata; a Secretaria Municipal de Cultura de São Cristóvão e prefeitura local, além da Sub-Secretaria de Patrimônio e Cultura (SUBPAC), vinculada a Secretaria da Casa Civil.

Maristela Tomás dos Santos, delegada de São Cristóvão, esclarece que “além do encaminhamento para a Praça São Francisco também mobilizou o segmento de comunidade tradicional de terreiros e que ao longo de várias reuniões, ficou definida uma comissão que irá compor um Programa Nacional para Terreiros e o primeiro edital voltado a esse segmento”.

Fonte: http://pracasaofrancisco.se.gov.br/novidades/2010/03/campanha-avanca-durante-a-ii-conferencia-nacional-de-cultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...