SECULT prepara entrega de título à praça São Francisco

Reunião aconteceu no Museu Histórico de Sergipe (Foto: ASCOM/SECULT)

A expectativa é grande e os preparativos estão sendo feitos com todo o cuidado para que a entrega do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, conquistado pela Praça São Francisco, em São Cristóvão, no ano passado, seja feita com toda a grandiosidade que exige.

Nesse sentido, foi realizada na tarde de quarta-feira, 27/4, um encontro entre representantes do Governo do Estado, representado pelas Secretarias de Cultura (SECULT), Comunicação Social (SECOM) e Infraestrutura (SEINFRA); Prefeitura de São Cristóvão e Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN), para tratar de assuntos pertinentes ao ato de entrega do diploma para a Praça que é o 18º Patrimônio brasileiro da UNESCO.

O ato está agendado para o dia oito de junho e contará com a presença da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do superintendente nacional do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, além de representantes da UNESCO. Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, será mais uma grande festa da cultura sergipana, que estará recebendo, de fato, o reconhecimento por seu cuidado com o patrimônio histórico da humanidade.

Receber esse diploma é um fato muito importante para a vida do povo de São Cristóvão e para a história de Sergipe, pois nos coloca em uma posição muito importante no cuidado e na preservação do patrimônio nacional. Além disso, a entrega do diploma é mais uma forma de dar visibilidade a esta cidade que precisa tanto do nosso apoio na construção de políticas públicas que contribuam para o seu desenvolvimento”, destacou a secretária.

Eloísa lembrou ainda do esforço para articular a entrega do título, com a visita da Ministra Ana de Hollanda. “Conseguimos agendar a data de 8 de junho para a vinda da Ministra e do presidente do Iphan, com uma comitiva internacional de representantes da área de patrimônio da UNESCO e nós receberemos essas pessoas neste que é o 18º patrimônio da Humanidade no Brasil, e possivelmente os levaremos para conferir de perto a abertura dos festejos juninos no Arraiá do Povo”, finalizou.

Na programação do ato, grupos folclóricos, a Lira São-cristovense e a Orquestra Sanfônica de Aracaju prometem abrilhantar ainda mais a entrega deste título tão aguardado pelos sergipanos. “Estamos esperando com muita expectativa a entrega do título, pois será um momento grandioso para a cultura de Sergipe e principalmente de São Cristóvão. Não só as pessoas que se empenharam para a conquista do título, mas também os cidadãos são-cristovenses estão muito ansiosos e contentes”, afirmou a secretária de Cultura do município, Aglaé Fontes.

Já para a superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, o momento é de festa, pois será o grande reconhecimento da riqueza cultural existente em São Cristóvão. “É o momento que oficializa a inscrição da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial, e a presença da Ministra, do presidente do Iphan e toda a comitiva que virá com eles, dará a esta solenidade uma notabilidade ainda maior. Será sem dúvida, um grande momento não apenas para São Cristóvão, mas para todo o Estado, pois esse é um título que expõe em notoriedade todo o Sergipe”, observou.

A CONQUISTA

A UNESCO concedeu no dia 1 de agosto de 2010, o título de Patrimônio Histórico da Humanidade à Praça São Francisco, localizada na quarta cidade mais antiga do Brasil. Foi o fim de uma espera que se estendeu por dois anos, período o qual a UNESCO aceitou a candidatura e o Governo do Estado potencializou ações em prol do objetivo maior de transformar o conjunto arquitetônico em patrimônio não só dos sergipanos, mas de toda a humanidade.

A decisão veio na 34º Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e foi recebida com grande euforia por todos os brasileiros, afinal, a Praça era a única candidata do Brasil, dentre outros 39 sítios de diversos países.

FONTE:

http://www.divirta.se.gov.br/noticias/secult-prepara-entrega-de-titulo-praca-sao-francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...