BNDS MÚSICA EM SÃO CRISTÓVÃO E ITABAIANA

Depois de se apresentar com sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo, o II Circuito BNDES Musica Brasilis apresenta, a partir de junho, obras raras de arquivos de cidades de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, São Paulo e Minas Gerais. Em sua segunda etapa, os espetáculos acontecem em quatro cidades do Nordeste – Recife (PE), Marechal Deodoro (AL), São Cristovão e Itabaiana (SE); em Santos (SP); e nas cidades mineiras de Ouro Preto e Tiradentes.

OS ESPETÁCULOS

Tesouros da música brasileira, concebidos no auge dos ciclos econômicos, caíram no esquecimento pela inexistência de edições impressas. Manuscritos permanecem intocados em arquivos, alguns desde o século XVIII, ou repousam em bibliotecas inacessíveis aos músicos e, portanto, ao público. Para ressuscitar esses repertórios, Rosana Lanzelotte, idealizadora e diretora do projeto, realizou pesquisas e convocou um time de artistas envolvidos no resgate dos repertórios brasileiros de todos os tempos.

Por exemplo, pouco restou da vasta produção do compositor Luis Álvares Pinto (Recife, 1719 – 1789). Hoje pertencentes ao Instituto Ricardo Brennand, localizado na capital pernambucana, os raros exemplos de sua música revelam a dimensão de seu talento. Pobre e mulato, Pinto recorreu à batina para ter acesso a estudos em Portugal, onde aperfeiçoou-se como compositor. Peças do compositor serão apresentadas por Ricardo Kanji (flauta barroca) e Rosana Lanzelotte (cravo) em Recife e nas cidades históricas de Marechal Deodoro (AL) e São Cristóvão (SE).

Raridades do acervo da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, instituição musical das mais antigas do país, fundada em 1745, serão apresentadas por sua Banda em Itabaiana, em espetáculo que homenageia o intelectual Tobias Barreto, nascido em Sergipe em 7 de junho de 1839. Importante pensador brasileiro do século XIX, Tobias Barreto de Menezes (1839/1889), mestiço, pobre, nasceu na vila de Campos, província de Sergipe, e faleceu em Recife, Pernambuco. Pioneiro, destacou-se no campo da filosofia, defendeu o liberalismo na política, a emancipação feminina e a libertação dos escravos. Foi uma figura central na Escola do Recife, disseminando o pensamento filosófico alemão no Brasil que, naquela época, sofria forte influência da cultura francesa.

PROGRAMAÇÃO

SÃO CRISTÓVÃO (SE)

Data: 10/06

Hora: 15h30min

Local: Igreja N. Sra. da Vitória (Igreja Matriz)

Artistas: Ricardo Kanji (flautas), Rosana Lanzelotte (cravo)


ITABAIANA (SE)

Data: 11/06

Hora: 18h00

Local: Praça da Matriz (Itabaiana – SE)

Programa: Tobias Barreto – o trovador da selva

Artistas: Banda da Filarmônica N. Sra. da Conceição (Itabaiana – SE)

FONTE: http://www.midiorama.com.br/works/news/4921/2-circuito-bndes-musica-brasilis/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...