quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Abaixo-assinado Tombamento da fábrica Sergipe Industrial em Aracaju-Se (Brasil)

Fábrica Sergipe Industrial. Início de séc. XX

Professores do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, Antônio Lindvaldo Souza e Claudefranklim Monteiro Santos, encabeçam Abaixo-assinado pelo Tombamento da Fábrica Sergipe Industrial que será dirigido ao Conselho de Cultura de Sergipe, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Sergipe (IPHAN/SE), Ministério Público, Deputados Estaduais, Secretaria de Cultura de Sergipe, Governador Marcelo Deda. O blog Cicerone de São Cristóvão apoia e convida você a fazer parte desta causa pelo reconhecimento da memória e História deste centro operário.

Para você assinar de forma consciente a petição que solicita tombamento Estadual junto ao Conselho Estadual de Cultura saiba os motivos:
1) um dos grandes empresários de Sergipe, Thales Ferraz, a dirigiu por mais de uma década. Ela foi um espaço importante desses empreendedores pioneiros. Thales Ferraz, por exemplo, estudou engenharia têxtil na Inglaterra e inovou nessa fábrica em muitos aspectos. Um deles foi montar um parque de lazer em seu interior;
2) a história do esporte sergipano começou com as fábricas Sergipe Industrial e Confiança;
3) as primeiras lutas de operários foi nessa fábrica, lideradas pelo Centro Operário contendo jornais de boa circulação e bastante críticos como "O Operário" e "A Voz do Operário";
4) a Sergipe Industrial ajudou no processo de modernização de Aracaju, contribuindo para expansão do bairro industrial e sua ligação com o Bairro Santo Antônio e o centro. O capital gerado de sua produção pagou impostos e ajudou em benfeitorias para a cidade.

ACESSE E ASSINE

Abaixo-assinado Tombamento da fábrica Sergipe Industrial em Aracaju-Se (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.