VEJO BICHO NO TRONCO

 

  • Com o Cavalo-Marinho...


  •  
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    Candido Portinari escreveu que toda criança enxerga bichos na natureza. A força imaginativa dos pequenos transforma nuvens, folhas e troncos em magníficos elefantes, baleias, borboletas, etc. Infelizmente, adultos perdem essa magia, mas nem todos...


     

     
    A exposição temporária VEJO BICHO NO TRONCO – ESCULTURAS SUSTENTÁVEIS DE THIAGO FRAGATA reúne um bando de animais capturados pelo olhar do multiartista, também poeta e desenhista. As obras foram elaboradas a partir de troncos recolhidos nas matas e vias públicas, impressionam pela estética alcançada, pelo tamanho (girafa e calango tem 5 metros) e, especialmente, pela proposta ecológica. Isso porque "não cortar árvores e não comprar madeira" é um mandamento da escultórica fragatiana. 
     
    Esculpindo Calango

     

    "Bater tronco velho", expressão cunhada pelo artista para designar o manuseio com goivas e formões, tornou-se uma “arteterapia” na sua vida desde 2016.

    Ele não trabalha qualquer tronco e explica: “tem que apresentar potencial criativo, ou seja, o tronco tem que revelar algum bicho escondido”. A exceção à regra é o cavalo-marinho que foi esculpido pela força da correnteza de um riacho.

    Nessa tônica, cada obra guarda uma memória exclusiva e representativa da concepção artística cultivada:

    "Minhas esculturas são releituras de troncos, produtos de uma experiência ecosófica... vejo bicho na natureza!"

    As incríveis obras de Thiago Fragata ornamentam praças, pátios, jardins, front de lojas e condomínios. 
     
    UM PEIXE


     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário sobre essa matéria.

    WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

      Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...