A quarta cidade mais antiga do Brasil

Por Thiago Fragata*

A questão é polêmica e qualquer resposta semeará nova polêmica. Assim seja. Antes, lembro que São Cristóvão vive a expectativa de conquistar a chancela de Patrimônio da Humanidade no próximo ano, mais um rótulo que guarda novo rastilho de pólvora. Agora interessa tratar do polêmico epíteto “quarta cidade mais antiga do Brasil”, atribuído à ex-capital sergipana.

As pesquisas indicam que até a década de 1950 esse rótulo não existia, por essa razão não era divulgado nos meios de comunicação.

DESEJA RECEBER O ARTIGO COMPLETO? ENCAMINHE SEU PEDIDO PARA O AUTOR
Email: thiagofragata@gmail.com

Um comentário:

  1. PROFESSOR ALBERTO MELO11 de abril de 2012 às 14:54

    Caro Tiago,
    Saudações!
    Acabo de ler um trecho sobre a luta de meu pai para fazer de Sao Cristovao uma cidade reconhecida como Patrimonio da Humanidade.
    Quando criança gostava de ler os livros de Historia e de escritores sergipanos.Lá encontrei um Livro de Sebrao Sobrinho que muito me chamou a atenção.
    Em um dos capitulos ele afirma de que na antiguidade os fenicios já conheciam Sergipe ,sendo eles os responsaveis pelo sistema de canais que serpenteiam os nossos manguezais.
    Como voce eh conhecedor que por mais de 30 anos tenho pesquisado sobre a Africa na Antiguidade e podemos dizer sem margem de erro que É PRECISO FAZER UMA REVISAO EM NOSSA HISTORIA PATRIA.Exemplo na Ex-RUSSIA e CANADA já fizeram uma revisao na Historia e tiveram grande exito nesta empreitada.
    Aqui somos OBRIGADOS a conviver com Falsidade,Mentiras ,Mitos e outros.
    Vou aproveitar este espaço para provar muitas verdades ainda desconhecida de nossos INTELECTUAIS.Todas as informações obtidas foram colhidas de livros escritos em grego, latim,frances,ingles, alemao,italianos, idiomas que podemos ler e tecer alguns comentarios.Exemplo.
    CUMBE-palavra que exprime uma cidade do interior de Sergipe.Esta palavra jamais existiu na antiguidade.Todavia KUMBI é uma palavra encontrada na Africa-o Imperio de KUMBI, de MALI,e outros.Kumbi na antiguidade era a principal cidade na Nigeria aonde os ricos muçulmanos comercializam ouro e escravos...
    OS escravos ao serem entregues em Sergipe, criaram uma comunidade chamada "KUMBI" onde ti vemos o engenho do Kumbi da saudosa Dona Yaya e Dr Moreira, que os conheci quando criança .A GRAFIA CORRETA SERIA COM "K" mas Getulio Vargas , mandou extinguir a letra "k" do albaberto brasileiro, gerando esta falsificação.
    em outro dia falarei sobre a palavra TEBAIDa que nao existe no dicionario mas é um termoa fricano - Cidade das sete portas na Crecia, cemitrio dos mortos,etc

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...