GOVERNO DO ESTADO TRABALHARÁ EM PROL DO TÍTULO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

No último sábado (7/2), o Governador, Marcelo Déda, e o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, discutiram acerca do Patrimônio Cultural de Sergipe numa reunião ocorrida no Palácio de Veraneio. Da extensa pauta, atentamos para o processo de candidatura da Praça São Francisco de São Cristóvão a Patrimônio da Humanidade.

Para Luiz Fernando, “a votação da candidatura de São Cristóvão para Patrimônio da Humanidade ocorrerá na reunião que o Comitê do Patrimônio Mundial, da UNESCO, terá em Brasília, em 2010, por ocasião da comemoração dos 50 anos da capital federal. São Cristóvão será a candidatura brasileira colocada neste momento”, ressaltou o presidente do IPHAN.

De acordo com o governador Marcelo Déda, a avaliação e a sugestão do próprio presidente do IPHAN sobre a inserção da candidatura de São Cristóvão a Patrimônio da Humanidade em 2010 em Brasília é extremamente oportuna. “Em 2010, quem vai sediar a reunião da Unesco é a cidade de Brasília e, portanto, há condições políticas e as perspectivas de aprovação são as melhores possíveis”, opinou o governador. “Além disso, é importante para o Brasil que seja feita, em nosso país, a incorporação de sua quarta cidade mais antiga, justamente durante as comemorações da mais moderna das cidades brasileiras”, completou.

Marcelo Déda acrescentou que, a partir das iniciativas já consolidadas, passa-se a uma nova fase de mobilização incluindo um cronograma que envolverá obras de infra-estrutura, além das já previstas no projeto Monumenta, a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado. Entre os serviços está incluído o embutimento da fiação elétrica, esgotamento sanitário em todo o entorno de São Cristóvão, iluminação artística, dentre outros serviços que dará um aspecto diferenciado à Praça São Francisco, além dos novos projetos museológicos para gerência e organização do patrimônio que está nos museus sergipanos.

O governador também informou que o Governo do Estado desenvolverá campanhas locais e nacionais com o mote 'São Cristóvão: Berço de Sergipe e Patrimônio da Humanidade'. “Com esse mote, vamos mostrar aos sergipanos a importância de mobilizar através de abaixo-assinados, atos, seminários e simpósios, para fortalecer a imagem de São Cristóvão não apenas em Sergipe, mas em todo o Brasil”, afirmou.“São Cristóvão significa, na sua história e seu patrimônio, o esforço do povo sergipano, a história da nossa gente, que também é a história do Brasil. Sendo a história do Brasil, é também a colaboração da experiência brasileira na consolidação da história da humanidade”, sentenciou. Ainda segundo Déda, é necessário fortalecer São Cristóvão como um grande elemento de reforço da auto-estima do povo sergipano, construção cívica do amor à Sergipe e da nossa ‘brasilidade’.

Participaram da reunião a superintendente do IPHAN-SE, Eliane Fonseca, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto Subrinho, além dos secretários de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, Infra-Estrutura, Valmor Barbosa, Fazenda, João Andrade, Comunicação, Eloísa Galdino, e da Cultura, Luiz Alberto dos Santos.

Saber mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...