SUBPAC INAUGURA ESPAÇO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Nesta quinta-feira, 25, às 17 horas, o Governo de Sergipe inaugura na Praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão, o Espaço Cultural de Educação Patrimonial. Liderado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), o evento consiste em um passo fundamental na consolidação da candidatura da Praça São Francisco, localizada no mesmo município, ao título de patrimônio da humanidade.

Luiz Alberto Santos, subsecretário de Patrimônio, destacou o lançamento do espaço. “A implantação dessa unidade é uma recomendação central da Unesco [Organização para a Ciência, Educação e Cultura das Nações Unidas] para qualquer projeto. Voltada para a educação patrimonial, o espaço objetiva garantir a continuidade do interesse e do amor da população pelo seu passado. E não adianta requerer o título para a praça São Francisco sem assegurarmos que a população tenha consciência do tesouro que tem à sua volta”, disse.

Na ocasião do lançamento será realizada uma exposição didática de obras do pintor sergipano Horácio Hora, um dos maiores nomes da pintura no país. Além dos trabalhos, também farão parte da mostra textos de intelectuais e estudiosos da cultura sergipana acerca do mestre. A curadora Ana Conceição frisou a escolha do sergipano como representante da cultura local para a inauguração do espaço.

“Horácio Hora é um ícone da cultura sergipana. Em termos de estudos acadêmicos, a pintura aqui começou com ele e sua vivência erudita. Essa exposição será formada por reproduções de obras do sergipano que constam em acervos como o do museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora, em Minas Gerais, do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, e o da família Freire, que foi muito solícita em contribuir”, disse.

Candidatura
A candidatura da Praça São Francisco foi aprovada durante a 32ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco, realizada de 2 a 10 de julho de 2008 na cidade de Québec, no Canadá. Desde a divulgação da candidatura, o Governo de Sergipe está investindo para atender aos critérios de preservação do patrimônio cultural recomendados pela Unesco.

Fonte: www.pracasaofrancisco.se.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...