São Cristóvão se prepara para alta estação
Sexta, 22/10, uma equipe do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial se apresentou numa solenidade discreta ocorrida Praça São Francisco, em São Cristóvão. A equipe ficará responsável pelo policiamento no centro histórico. A presença efetiva deve coibir depredações e outras práticas nocivas aos bens patrimoniais.
Já é possível pontuar algumas mudanças desde que a Praça São Francisco recebeu da UNESCO a chancela de Patrimônio da Humanidade, no dia 1 de agosto. Primeiro o crescente fluxo de turistas, com tendência de duplicar no verão. Com isso problemas antigos devem encontrar solução imediata. Recentemente, num esforço conjunto a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, Governo do Estado e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reativaram o Conselho Curador do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural. Há perspectiva de criação de um conselho gestor da Praça São Francisco no próximo mês. A Universidade Federal de Sergipe irá discutir “o devir da Praça São Francisco”, na II Semana de Educação Patrimonial, que será realizada entre os dias 3 e 6 de novembro.
Assim como a direção dos museus, os proprietários de estabelecimentos comerciais notam um aumento no comercio de queijadas e comidas típicas. Dona Marieta, da Casa da Queijada, fala que triplicou suas vendas.
Para Thiago Fragata, que coordenou a Comissão Pró-candidatura da Praça a Patrimônio da Humanidade e dirige o Museu Histórico de Sergipe, “tudo isso é trabalho de bastidor visando a alta estação. Tenho certeza que outras providências serão anunciadas. O Museu de Sergipe, por exemplo, estuda a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento. Mas é preciso atentar que não houve por parte do Governo do Estado nenhum manifesto oficial comemorativo após a reunião da UNESCO por conta das restrições da justiça eleitoral em vigor até o dia 31 do outubro”.
Nossa cidade é digna dessas providências.
ResponderExcluirA matéria é esclarecedora, pois a sociedade sancristovence precisa estar esclarecida sobre as providências tomadas para a preservação da cidade e desenvolvimento do turismo no Município.
ResponderExcluir