Ministra da Cultura deve vir a Sergipe dia 15 de março

Secretária Eloísa Galdino, presidente do IPHAN Luiz Fernando e a ministra Ana de Hollanda (Foto: Ascom Cultura)

As boas notícias à cultura sergipana não param. Na tarde da última terça-feira, 8, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, anunciou que o Estado de Sergipe receberá a visita da nova ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A vinda da ministra está prevista para 15 de março. Na ocasião, a gestora entregará o diploma de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido à Praça São Francisco, em São Cristóvão.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a visita da ministra a Sergipe, no início da sua gestão, representa a solidez e o compromisso da gestão de Sergipe com a política cultural do país. “No ano passado, recebemos o importante título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, que foi dado à nossa linda Praça São Francisco. Agora, trazer a ministra a Sergipe, para firmar e documentar esse título é, extremamente representativo, pois mostra o respeito que a cultura sergipana tem alcançado no cenário nacional”, disse.

Ana de Hollanda deve visitar o território sergipano ao lado do presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida. Há a possibilidade, também, da ministra e do presidente do instituto participarem da solenidade de abertura do Festival Sergipano de Teatro, programada para a mesma data.

Título

A decisão de Patrimônio da Humanidade dado à Praça São Francisco foi anunciada no dia 1 de agosto de 2010, em Brasília, onde se reuniu o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O título tão esperado foi amplamente defendido pelo então Ministro da Cultura e presidente do Comitê de Patrimônio da Unesco, Juca Ferreira, durante sua visita a Sergipe, no mês de junho.

Localizada na parte alta no município, a Praça, que tem mais de 400 anos, abriga grandes construções dos séculos XVI e XVII. Entre elas, o Convento e a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra (antiga Capela da Ordem Terceira), a Santa Casa, a Igreja de Misericórdia e o Palácio Provincial, além de casarios antigos. Vale lembrar, que também está localizado na Praça São Francisco, o Museu Histórico de Sergipe, que recentemente completou 50 anos de existência e conta, através do seu acervo, grande parte da história do povo sergipano.

A candidatura, que surgiu em 2007 alegrou, na época, todos os sergipanos que se uniram a fim da aprovação do título. Poder público e sociedade civil formaram uma grande corrente e desde então somaram esforços para que a chancela se tornasse realidade.

O monumento foi o único candidato brasileiro entre os 39 bens que foram avaliados na sessão do Comitê da Unesco deste ano e, agora, é o 18º Patrimônio do país a entrar na seleta lista de menos de mil espaços reconhecidos pela Organização.

Fonte: Agência Sergipe

http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=109595&titulo=cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...