terça-feira, 24 de julho de 2012

ABSURDO! LADEIRA PORTO DA BANCA TEVE NOME MUDADO!

Placa foi fixada numa árvore pelos moradores inconformados

 Por Thiago Fragata

As ruas de uma cidade contam parte de sua História, é verdade, mas em São Cristovão ocorreu um absurdo que deixou furiosa um bairro inteiro. No início do mês corrente um ex-morador arrancou a placa com o nome “Ladeira do Porto da Banca” e colocou em seu lugar a placa “Rua Francisco Oliveira Silva”. Inconformados, os moradores fixaram numa árvore a placa com o nome antigo. Contam que foi Dádá, candidato a vereador, quem realizou o ato que desagradou os moradores que desconhecem o Sr. Francisco (in memoriam) e preferem que o lugar volte a ser denominado Ladeira Porto da Banca.

A ladeira Porto da Banca foi restaurada pelo Programa Monumenta e inaugurada festivamente pelo Governo do Estado no dia 8 de julho. Independente até mesmo de projeto tramitado na Câmara de Vereadores e aprovado pelos seus representantes - ao que parece o vereador Michael Almeida foi o autor do projeto - os moradores que não foram consultados estão revoltados pois entendem que o nome assim como a ladeira tem um valor histórico a ser preservado, já recorreram ao IPHAN e fizeram um abaixo-assinado na esperança do retorno do nome da ladeira. 


Um comentário:

  1. Em Juiz de Fora, trocaram o nome da Av. Independência para Presidente Itamar Franco, logo após a morte deste. A história do nome foi jogada no lixo com seus personagens. Conheço pessoas que nasceram na primeira, também moraram, trabalharam, beberam, passaram, etc..., tudo em vão...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre essa matéria.