EM NOME DA CHANCELA A PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
















A Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade há um mês firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão a fim de efetivar projetos nas áreas de cultura, educação e meio ambiente. Nesse sentido foi pensado o Ciclo de Palestras Conhecendo nossa História, projeto que pretende reunir num sábado a cada mês os professores do município para oferecer palestra e material de apoio pedagógico. A idéia é contar com o auxílio do professor para multiplicar a informação. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Thiago Fragata, no dia 14/03, que falou sobre a Mudança da Capital e a Lição de João Bebe-Água. A segunda edição ocorrerá no dia 25/04, no auditório do Museu de Arte Sacra, tendo como palestrante o professor José Lúcio Batista Silva que falará da fase fabril da quarta cidade mais antiga do Brasil.


CALENDÁRIO DAS PALESTRAS
DATA - TEMA
14/03 - Mudança da Capital e a lição de João Bebe-Água
25/04 - Trabalho e diversão nas fábricas têxteis de São Cristóvão
30/05 - São João têm Caceteira, Langa, Bacamarteiro e Batalhão
20/06 - Rio Paramopama: preservação e potencial turístico
08/08 - Folclore na sala de aula
12/09 - Monumentos e bandeira de São Cristóvão
24/10 - São Cristóvão: um Patrimônio da Humanidade
14/11 - São Cristóvão dos músicos e poetas

Uma outra ação nascida da parceria foi a Pesca Ecológica de Pneus, ato em prol da limpeza e preservação do rio Paramopama ocorrido no dia 21/03 nas imediações do largo da ponte, da cidade baixa. Esse projeto teve também a parceria da ong Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE), União Municipal dos Estudantes de São Cristóvão (UMESC), do deputado federal Iran Barbosa e dos deputados estaduais Ana Lúcia e Wanderlê Correia. Os realizadores planejam nova ação ecológica a ser realizada no balneário da Bica dos Pintos.


O fim dessas iniciativas é conscientizar e preparar a comunidade para a condição de Patrimônio da Humanidade. A expectativa é que essa chancela seja concedida pela UNESCO em junho de 2010, na reunião do Comitê do Patrimônio Mundial que será realizada em Brazília.


SABER MAIS:
http://www.guiadapesca.com.br/geral/meio-ambiente/sao-cristovao-realiza-pesca-ecologica-no-rio-paramopama/
http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=18320091710263271
http://www.cnoticias.com.br/ultima_noticia.asp?identificacao=9013
http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=28588

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...