MEMÓRIA DAS FÁBRICAS TÊXTEIS DE SÃO CRISTÓVÃO



A Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão em parceria com a Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade realiza Ciclo de palestras Conhecendo Nossa História, com o apoio da ong Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE) e da União Municipal de Estudantes de São Cristóvão (UMESC). O projeto iniciado em março e com previsão de término em novembro do ano corrente, oferece aos professores da cidade a oportunidade de conhecer as potencialidades culturais, debater questões de Educação Patrimonial e Educação Ambiental.

Para Morgan Prado, Secretário de Educação do município, “a idéia é aproveitar alguns sábados para enriquecer o conhecimento dos professores, que por sua vez atuarão como agentes multiplicadores em sala de aula, lembrando que será distribuído material de apoio sobre os temas apresentados no evento”.

Nesse sábado, 25 de abril, no auditório do Museu de Arte Sacra, acontecerá a segunda palestra do professor José Lúcio Batista Silva, intitulada Trabalho e diversão nas fábricas têxteis de São Cristóvão (1912-1980), às 14 horas. O calendário de palestras, abaixo discriminado, totaliza uma carga horária de 25 horas. Todos os ouvintes com freqüência satisfatória receberão certificados no final do projeto.

CALENDÁRIO DAS PALESTRAS
14/03 - Mudança da Capital e a lição de João Bebe-Água
25/04 - Trabalho e diversão nas fábricas têxteis de São Cristóvão
30/05 - São João têm caceteira, langa, bacamarteiro e batalhão
20/06 - Rio Paramopama: conservação e potencial turístico
08/08 - Folclore na sala de aula
12/09 - Monumentos e bandeira de São Cristóvão
24/10 - São Cristóvão: um Patrimônio da Humanidade
14/11 - São Cristóvão dos músicos e poetas




2 comentários:

  1. Oi Thiago, trabalho com artesanatos e estou precisando de sobras de tecidos..de todas as cores, espessuras e tecidos.Você sabe onde conseguiria esses materiais gratuitamente???
    Obrigada pela atenção. Aguardo seu contato pelo e-mail: enelfcosta@hotmail.com ou @gmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Conheço muito São Cristóvão, me criei nesse lugar tão bom fiz parte da cruzada com a professora Araceles que era professora no sindicato onde hoje é o Museu, nunca esqueço das colegas, Dilma, Elza Agrária e outras elas moravam na cidade alta e eu morava na vila da fábrica São Gonçalo, Conheci Dr Lourival Dr Valter e Dr Flávio Franco era um tempo bom, mais pra ir pra escola eu tinha que subir a ladeira do São Goncaço . Ivete de Azevedo Aragão. ,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...