8 DE JULHO - FESTA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SERGIPE



Antigo Palácio Provincial, atual MHS. Foto: Everlane Morais, 2010

Brasão Imperial esculpido no MHS. Foto: Everlane Morais, 2010


Próximo domingo, 8 de julho, será comemorado festivamente os 192 anos de Emancipação Política de Sergipe da Bahia ou a independência política uma vez que Sergipe foi subordinado a esta Capitania desde sua criação em 1590. O ato da Emancipaçã foi assinado por D. João VI no dia 8 de julho de 1820.

O sobrado do Museu Histórico de Sergipe é um lugar de memória daquele contexto histórico uma vez que passou a funcionar como Palácio Provincial a partir de 1824 (após compra e reforma) quando foi ornamentado e o brasão imperial foi esculpido em sua fachada. O Palácio Provincial foi desativado após a Mudança da Capital de São Cristóvão para Aracaju em 17 de março de 1855.

PROGRAMAÇÃO DIA 8 DE JULHO 2012

15:30 Horas


CONCENTRAÇÃO PRAÇA SÃO FRANCISCO
Governador Marcelo Deda passará em revista à tropa 

Missa de Ação de Graças - 192 anos de Emancipação Política de Sergipe
Local: Igreja Santa Cruz (Convento São Francisco)

Inauguração da restauração do Lar Imaculada Conceição (Antiga Santa Casa de Misericórdia), onde irá funcionar hospedaria para turistas.

Inauguração da restauração e adaptação do prédio da antiga Delegacia, onde funcionará o Museu da Polícia Militar de Sergipe
Local: Av. Ivo do Prado, s/n

Apresentações de grupos folclóricos, Lira Sancristovense, Coral Vozes da Vitória e show da Orquestra Sanfônica de Aracaju em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

3 comentários:

  1. Será um dia perfeito, pois a cidade apresentará e disponibilizará de mais um espaço de memória, bem como a hospedaria que será uma forma de estimular os visitantes a permanecer mais tempo na cidade de São Cristóvão.

    ResponderExcluir
  2. O dia perfeito ainda está muito longe. Será possível vivencia-lo no dia em que voces tiverem condições mínimas de viverem em plena cidadania e com qualidade de vida, apoiados em bons serviços na área de saúde , segurança e educação. No próximo mes de Outubro realiza-se mais um pleito eleitoral, e os moradores da cidade de São Cristovão teram a oportunidade de mostrarem sua indignação com todas as mazelas que infestaram seu quotidiano durante mais de uma década.
    É hora de rejeitar aqeles que nada fizeram, a não ser contribuir com sua subserviencia e incompetencia para o caos instalado.Eleger aqueles que se comprometam verdadeiramente com um melhor futuro para todos, construindo um cidade digna do seu passado glorioso . A cultura e o turismo, vocação natural do lugar,devem estar entre as prioridades dos novo prefeito e legisladores, cabendo ao cidadão, vigiar e punir, usando sua arma poderosa que é o voto.

    ResponderExcluir
  3. Agora em 2020 nao é diferente temos que eleger pessoas compromissada com são Cristovão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...