8 DE JULHO - FESTA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SERGIPE



Antigo Palácio Provincial, atual MHS. Foto: Everlane Morais, 2010

Brasão Imperial esculpido no MHS. Foto: Everlane Morais, 2010


Próximo domingo, 8 de julho, será comemorado festivamente os 192 anos de Emancipação Política de Sergipe da Bahia ou a independência política uma vez que Sergipe foi subordinado a esta Capitania desde sua criação em 1590. O ato da Emancipaçã foi assinado por D. João VI no dia 8 de julho de 1820.

O sobrado do Museu Histórico de Sergipe é um lugar de memória daquele contexto histórico uma vez que passou a funcionar como Palácio Provincial a partir de 1824 (após compra e reforma) quando foi ornamentado e o brasão imperial foi esculpido em sua fachada. O Palácio Provincial foi desativado após a Mudança da Capital de São Cristóvão para Aracaju em 17 de março de 1855.

PROGRAMAÇÃO DIA 8 DE JULHO 2012

15:30 Horas


CONCENTRAÇÃO PRAÇA SÃO FRANCISCO
Governador Marcelo Deda passará em revista à tropa 

Missa de Ação de Graças - 192 anos de Emancipação Política de Sergipe
Local: Igreja Santa Cruz (Convento São Francisco)

Inauguração da restauração do Lar Imaculada Conceição (Antiga Santa Casa de Misericórdia), onde irá funcionar hospedaria para turistas.

Inauguração da restauração e adaptação do prédio da antiga Delegacia, onde funcionará o Museu da Polícia Militar de Sergipe
Local: Av. Ivo do Prado, s/n

Apresentações de grupos folclóricos, Lira Sancristovense, Coral Vozes da Vitória e show da Orquestra Sanfônica de Aracaju em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

3 comentários:

  1. Será um dia perfeito, pois a cidade apresentará e disponibilizará de mais um espaço de memória, bem como a hospedaria que será uma forma de estimular os visitantes a permanecer mais tempo na cidade de São Cristóvão.

    ResponderExcluir
  2. O dia perfeito ainda está muito longe. Será possível vivencia-lo no dia em que voces tiverem condições mínimas de viverem em plena cidadania e com qualidade de vida, apoiados em bons serviços na área de saúde , segurança e educação. No próximo mes de Outubro realiza-se mais um pleito eleitoral, e os moradores da cidade de São Cristovão teram a oportunidade de mostrarem sua indignação com todas as mazelas que infestaram seu quotidiano durante mais de uma década.
    É hora de rejeitar aqeles que nada fizeram, a não ser contribuir com sua subserviencia e incompetencia para o caos instalado.Eleger aqueles que se comprometam verdadeiramente com um melhor futuro para todos, construindo um cidade digna do seu passado glorioso . A cultura e o turismo, vocação natural do lugar,devem estar entre as prioridades dos novo prefeito e legisladores, cabendo ao cidadão, vigiar e punir, usando sua arma poderosa que é o voto.

    ResponderExcluir
  3. Agora em 2020 nao é diferente temos que eleger pessoas compromissada com são Cristovão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

UM EXTINTO QUARTEL MILITAR EM SÃO CRISTÓVÃO

  Antigo Palácio Provincial servindo de quartel, 1930?   Thiago Fragata*  Clodomir Silva (1892 - 1932) publicou o incontorável Álbum de Serg...