sábado, 6 de junho de 2015

CUL(SC)TURANDO - MAIO 2015



PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS - PATRIMÔNIO IMATERIAL SERGIPANO
Publicado no Diário Oficial de Sergipe, de 8 de abril, o Decreto Governamental N. 29.977 que reconheceu a centenária Procissão do Senhor dos Passos de São Cristóvão como Patrimônio Imaterial de Sergipe. Esta foi a última tarefa executada pela equipe da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (SUBPAC), acompanhei o abnegado e competente pesquisador Marcos Paulo Carvalho Lima a ouvir pesquisadores e agentes envolvidos na procissão. Enquanto isso o projeto de incentivo ao turismo religioso a partir do evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão e consultoria do Sebrae, se acha estacionado.

CORPUS CHRISTI - VAMOS FAZER TAPETES?
Movimentação na sede paroquial. A agente cultural Vânia Correia e uma equipe devotada visita e sensibiliza moradores, visita escolas palestrando aos alunos e professores, o tema: o corpus christi, sua importância e o trabalho coletivo dos tapetes. Sabemos que a confecção dos tapetes é um trabalho comunitário, dessa forma quem deseja participar compareça cedo, entre 4 e 5 horas da manhã, no pátio da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, Igreja Matriz, no dia 4 de junho. Participe, vamos manter viva essa tradicão!

THE BAGGIOS LANÇA DVD E CD “10 ANOS DEPOIS”
Aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, na noite da quarta, 13/5, show de lançamento do DVD e CD “The Baggios 10 anos depois”. A banda que leva o nome da cidade São Cristóvõ em suas composições faz sucesso dentro e fora do Estado e recentemente abriu show de Pitty em Aracaju. Vamos acessar e novo site da banda (www.thebaggios.com.br) e dá aquela força adquirindo o novo produto que motiva sua nova turnê. Parabéns Julico e Perninha!

TORRE DA CLARO PREJUDICA PAISAGEM TOMBADA
Desde junho de 2013 que a empresa de telefonia Claro conseguiu autorização da Prefeitura de São Cristóvão e do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para implantar uma antena shelter (falsa palmeira) dentro de área tombada, inclusive, alterando a paisagem da Praça São Francisco reconhecida Patrimônio Mundial em 2010. De acordo com o moroso processo que alguns moradores provocaram no Ministério Público Federal o IPHAN reconheceu que “foi enganado pelos representantes da Claro quanto a altura e forma da antena,” e por isso indicou um outro lugar para a monstrenga metálica. Mas a antena persiste em nossa paisagem, perguntamos: o caso foi arquivado?

MUSEU HISTÓRICO DE SERGIPE RECUPERA ACERVO ROUBADO
Recuperado acervo roubado do Museu Histórico de Sergipe em dezembro do ano passado. O receptador foi localizado atraves de internet onde tentava negociar os objetos. Espada, punhal e moedas retornaram a guarda da importante instituição que espera investimentos em segurança por parte da Secretaria Estadual de Cultura.

FIM DOS PONTOS DE CULTURA AFETA TAMBÉM SÃO CRISTÓVÃO
A Secult encerrou o convênio com o Ministério de Cultura que garantia a execução dos pontos de cultura no Estado. Os mesmos devem paralisar suas atividades imediatamente. O retrocesso na política cultural é enorme e afeta São Cristóvão. Dois pontos de cultura mantidos por entidades da sociedade civil organizada deixarão de existir: o Axeô mantido pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável Oxogum Ladê, e o Circo-lando mantido pela Ong Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE). Enquanto isso, o projeto pontos de cultura como um todo acabam de virar política nacional de Estado através da medida provisório N. 10166/2015.

UM ARTISTA DIVULGANDO SÃO CRISTÓVÃO
O artista Nivaldo Oliveia segue produzindo obras de arte de excelente qualidade inspirado no patrimônio cultural de São Cristóvão. Essa divulgação da quarta cidade mais antiga do Brasil que realiza solitariamente não promove somente o seu talento mas a cidade que se pretende pólo de Turismo. Enfim, o baiano que merece toda a nossa simpatia faz um trabalho da competência da Secretaria Municipal de Turismo. É ou não é? Obrigado, Nivaldo Oliveira. Agradeço em nome dos menos atentos.

DUDA LISBOA É UM PATRIMÔNIO, UMA DÁDIVA
A jovem jogadora de Vôlei, Duda Lisboa, segue sua trajetória de vitórias pelo mundo. Voltou com o bronze do Circuito Mundial de Vôlei de Praia disputado em Praga, na Republica Tcheca. Orgulho da mãe, popular Cidão, outra que tantos troféus rendeu fama e levou o nome de sua cidade natal a mídia local, nacional e internacional. Mais que tudo isso, a família Lisboa incentiva o esporte e desenvolve um trabalho social digno de relevo, no bairro Pintos. Numa cidade desprovida de praça de esportes, fica o reconhecimento a Duda Lisboa e Cidão pela garra que deve inspirar os seus conterrâneos de São Cristóvão.

MUSEUS DE SÃO CRISTÓVÃO NA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
O Museu Histórico de Sergipe e o Museu da Polícia Militar participaram da XIII Semana Nacional de Museus (21 a 22/5) organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que este ano teve como tema “museus para uma sociedade sustentável”. Nosso reconhecimento às equipes que prepararam ações educativas e seus respectivos diretores, Sergio Lacerda e Coronel Dilson Ferraz. Visitem os museus!

POETA VAI PRECISAR DA SUA AJUDA
Em breve, Thiago Fragata lançará campanha de arrecadação de patrocínio através do site do Catarse (maior plataforma de crowdfunding, ou financiamento coletivo do Brasil) para publicação do livro São Cristóvão poética e xilogravada. Serão 30 poesias dedicadas ao nosso patrimônio cultural e seus diversos temas, todas com ilustrações do artista Nivaldo Oliveira. Pelo site os interessados irão depositar um valor mínimo que ao mesmo tempo patrocina e garante o livro autografado. Detalhe importante, caso não consiga levantar o total do patrocínio o valor arrecadado será devolvido. Saber mais https://www.catarse.me/

Coluna mensal do poeta e historiador Thiago Fragata. Email: thiagofragata@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.