Festas juninas encantam Secretário Executivo do MinC

Da sacada do Museu Histórico de Sergipe Ortiz vislumbra Praça São Francisco
Foto: Marcus (ASCOM/SECULT)


Por Maíra Andrade, da Ascom/Secult


O forró já abriu espaço e as comemorações para os santos juninos começaram a todo o vapor no Arraiá do Povo. Em mais uma noite de festa, o público pôde prestigiar quadrilhas, banda de pífano, grupo folclóricos e muitos forrozeiros da terra. A segunda noite de festa teve um convidado especial: o Secretário Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vítor Ortiz.

Visitando Sergipe para compromissos com a Secretaria de Cultura e com os agentes culturais do Estado, o secretário visitou alguns pontos importantes do Estado durante toda a sexta-feira, 17. A primeira parada foi na Praça São Francisco, onde ele pôde conferir as belezas da Praça que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Logo depois o secretário Executivo do MinC, foi ao Arraiá do Povo, acompanhado da secretária de Cultura Eloísa Galdino, e do secretário adjunto, Marcelo Rangel, e se deslumbrou com o que viu.


“Esta é uma oportunidade única de trazer o abraço do Ministério da Cultura para as festas juninas de Sergipe. Aqui, temos uma atenção especial por ser uma festa tradicional, que preserva o forró pé-de-serra, e a cultura de raiz”, disse Vítor durante a visita ao Arraiá do Povo.


Eloísa Galdino por sua vez, destacou que não poderia deixar de levar o representante do MinC à festa, pois ali ele poderia ver de perto um pouco da riqueza e da tradição junina existente em Sergipe. “Hoje é um dia de festa para a cultura sergipana, pois pela primeira vez Sergipe recebe um secretário executivo do MinC, que veio trazer boas notícias para o nosso estado. Além disso tivemos a satisfação de recebê-lo em um período muito rico, que é o ciclo junino, um período onde ele, que é do sul do país, pôde conhecer a mais autêntica manifestação do povo nordestino, que é nossos festejos de junho”, ressaltou a secretária.


Na mesma noite, Vítor Ortiz compareceu ainda à abertura do Forró Caju, nos Mercados de Aracaju, e pôde ver de perto uma das maiores festas juninas do Nordeste.

LEIA MATÉRIA COMPLETA

FONTE: Divirta se


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...