CUL(SC)TURANDO SÃO CRISTÓVÃO - SET 2015



CENTENÁRIO DE LOURIVAL BAPTISTA
No próximo dia 4 de outubro Lourival Baptista (1915/2013) completaria 100 anos. Médico e político, ele teve uma atuação marcante em São Cristóvão, cidade que acolheu o baiano de Entre Rios que chegou para trabalhar na fábrica São Gonçalo no ano de 1942. Visando celebrar sua memória o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) preparou uma extensa programação a ser iniciada no próximo dia 4 de setembro com a solenidade na Praça Lourival Baptista (popular Praça da Bíblia), às 10:30 horas. Logo depois, o padre Waltervan Correia celebrará uma missa no Convento do Carmo. As obras legadas por Lourival Baptista a São Cristóvão faz jus às homenagens.

O SUCESSO DA CAMPANHA “O POETA PRECISA SONHAR”
No dia 24 de agosto encerrou a campanha “O poeta precisa sonhar” com uma arrecadação que superou o desafio do Catarse. O objetivo é publicar o livro “São Cristóvão poética e xilogravada” com 30 poesias minha e ilustrações do artista Nivaldo Oliveira em homenagem a cidade histórica, no 5 de novembro, dia da Cultura. O projeto vitorioso que já inspira outros artistas recebeu colaborações de internautas de Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Brasília. Em São Cristóvão aconteceram mobilizações e recitais pelo sucesso da campanha; Dinha da AMI, por exemplo, rifou um liquidificador. O gesto espontâneo comoveu este poeta que agradece a todos os colaboradores.

7 DE SETEMBRO É DIA DE HOMENAGEAR A PÁTRIA
Há quem considere ultrapassado o desfile das escolas e forças militares no 7 de setembro, dia alusivo a Independência do Brasil. Foi no dia 7 de setembro de 1822 que decretou-se a independência do Brasil em relação a Portugal, sua metropole. O patriotismo demonstrado na Copa do Mundo, nas Olimpíadas, nas Eleições, nas manifestações contra ou afavor do Governo Federal, provam a vitalidade deste sentimento. O dia é um momento importantíssimo para difusão do patriotismo, ele é organizado pelas instituições educacionais. Formar cidadãos(ãs) é uma tarefa compartilhada entre a escola e a família. Desfilar e/ou prestigiar o desfile constitui um ato cívico a ser preservado/valorizado por toda sociedade democrática brasileira.

SABE QUEM É A PADROEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO?
Muita gente acredita que São Cristóvão é o padroeiro de São Cristóvão, um erro. Alguns juram que o padroeiro é o Senhor dos Passos. Na verdade, a cidade tem uma padroeira que é Nossa Senhora da Vitória. Aliás, o dia dedicado a ela é feriado municipal, 8 de setembro.

MULTA PARA QUEM SUJA E DEPREDA
Sonho com o dia em que pessoas que sujam vias públicas, mesmo aquelas que colocam lixo em dias que não acontecem coleta, sejam multadas. Desejo o mesmo para quem depreda monumentos, postes e bancos de praças. Ah! Mas defendo programas de educação ambiental também pois é preciso atuar em duas frentes: uma educativa, outra punitiva.

FRASEADO PARA REFLEXÃO
“A poesia tira o homem da realidade, mas o devolve mais enriquecido”. Ernst Fischer (1899/1972), crítico austríaco

Coluna mensal do poeta e historiador Thiago Fragata. Email: thiagofragata@gmail.com
FONTE: Tribuna Sergipe Del Rey. Ano I, N. 4, setembro 2015, p. 4.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...