PASSO A PASSO: A CAMPANHA VITORIOSA DO POETA SONHADOR

Intervenção poética no lançamento do Jornal Tribuna Sergipe Del Rey, 1/7/2015


A decisão de engavetar meus livros de História e fazer a campanha para publicação do primeiro livro de poesia pelo Catarse foi tomada por duas razões: a) minha revolta em perceber que há uma década lançei “O manifesto em defesa da poesia diária nos jornais sergipanos”, ou seja, o livro atualiza ou amplifica a grita por mais poesia e menos violência na imprensa urubú; b) acenar para os tantos amigos artistas de Sergipe que o Catarse é uma alternativa viável não apenas para a música mas também para literatura. Em resumo, o Catarse pode ser difinido como uma ferramenta de crowndfunding (financiamento colaborativo de projetos culturais para as diversas linguagens artísticas).

A vitoriosa campanha “O poeta precisa sonhar, ajude” foi lançada no dia 24 de junho, com video produzido pela minha amada esposa Marcia Arévalo. Como sei do alcance limitado da internet levei a campanha para os recitais e todos os eventos da minha agenda. Fui agraciado com parceiros que abraçaram a causa, contribuindo para sua divulgação. Aqui devo lembrar que muitos compartilharam nas redes sociais, impossível citar a todos... O plano traçado junto com o artista Nivaldo Oliveira era arrecadar fundos para publicação do livro “São Cristóvão poética e xilogravada”. Nesta obra constará 30 poesias da minha lavra inspiradas no universo cultural da cidade, sua gente e seu belo patrimônio. Encerrada no último dia 24 de agosto, venho agradecer e compartilhar os principais atos da jornada.

As mobilizações dos amigos e simpatizantes, em alguns momentos, levou-me aos prantos. Não esquecerei que no dia do amigo recebi a notícia que Dinha da AMI (Associação da Melhor Idade) iria rifar um liquidificador para angariar R$ 300,00 reais em prol do livro que homenageará a sua amada cidade. Recordo suas palavras no dia da entrega do precioso recurso: “você merece!” Familiares de alguns personagens (Manoel Ferreira, Almerinda Parteira, Zé Véinho) que figuram nas poesias se cotizaram para ajudar na empreitada.

Não fiquei navegando na net, fui a campo, lutar pelo sonho. Uma juntada para recapitular os melhores momentos da campanha:


RECITAIS & ENTREVISTAS (TV E RÁDIO)

Entrevista na TVC São Cristóvão, com Nélio Miguel (8/7). Recitei a poesia “N'atividade”

Entrevista no programa “Mestres da Música”, da Rádio Aperipê FM, apresentador Jeová Santana (27/8). Recitei a poesia “N'atividade”.

Recital no I Café Cultural do Atelier Nivaldo Oliveira (8/7). Performance ao lado de Lola Arévalo, 7 anos, que adora poesias. Amigos Efigênia, Dilson Ferraz, Kleckstane Farias, dentre outros, fizeram leitura de poesias inéditas.

Recital na Feira de Troca Solidárias organizada pela Ong SAHUDE, no Parque da Sementeira, em Aracaju (9/7). Fiz uma performance ao lado de Lola Arévalo, 7 anos, que adora poesias.

Intervenção na Solenidade de Aniversário do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), (6/8). Recitei a festejda poesia “Muqueca”.

Roda de leitura “É nosso, o Patrimônio”, no Museu Histórico de Sergipe, (17/8). Fui homenageado e recitei poesia “Praça São Francisco das lembranças”.

Intervenção poética no lançamento do Jornal Tribuna Sergipe Del Rey (1/7). Fiz uma performance ao lado de Lola Arévalo, 7 anos, que adora poesias.

Intervenção poética na reunião do Comitê Gestor da Praça São Francisco. Recitei N'atividade e Muqueca.

MATÉRIAS NA NET

“Resisto e insisto: a poeisa vale a pena”, matéria na Revista Rever, postada no dia 20/8.
donativos. Site do TCE/SE (Tribunal de Contas do Estado de Sergipe)

“Novidades da campanha O poeta precisa sonhar”. Blog Cicerone de São Cristóvão

“Dê o seu lance! Leilão virtual de obras-raras”. Blog Cicerone de São Cristóvão

“Um livro de poesias sobre São Cristóvõa pelos Correios”. Blog da SAHUDE

IMPRESSOS

Informes da campanha na minha coluna “Cul(SC)turando”. Jornal Tribuna Sergipe Del Rey. São Cristóvão, edições de julho, agosto e setembro.

Marcador de divulgação publicado na “Coluna do Osmário”. Jornal da Cidade. Aracaju, 29 de julho 2015.

CARTAZ

Arte em xilogravura “Praça São Francsico” escolhida para capa do livro foi liberada para elaboração do cartaz da Festa do V Aniversário do Titulo de Patrimômio da Humanidade concedido a esta praça. Evento ocorreu no dia 1 de agosto de 2015


GALERIA DE IMAGENS

Recital na Feira de Troca Solidárias - 19/7/2015
Recital no I Café Cultural, 8/7/2015
Recital no I Café Cultural, 8/7/2015
Nivaldo Oliveira apresenta o livro-caixa
A escolha da capa do livro sonhado
Lançamento do Jornal Tribuna Sergipe Del Rey, 1/7/2015
Entrevista no programa “Mestres da Música”, 27/8/2015
Intervenção poética no Aniversário do IHGSE, 6/8/2015
Roda de leitura “É nosso, o Patrimônio”, 17/8/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...