Abaixo-assinado virtual reforça candidatura da Praça São Francisco

Grupos folclóricos festejam na Praça São Francisco


Além de ser um dos critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a eleição de um Patrimônio Histórico da Humanidade, a demonstração de apoio da população também pode se traduzir em melhorias para o local que se candidata. No caso da Praça São Francisco, no município de São Cristóvão, essa chancela pode dar visibilidade internacional ao estado de Sergipe, o que se traduzirá em crescimento turístico, econômico e social.


A candidatura da Praça São Francisco será julgada durante a 34° Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, a ser realizada em junho deste ano, em Brasília. Para apoiar a candidatura, o internauta pode participar da comunidade virtual Praça São Francisco: eu apoio, preenchendo apenas com nome e e-mail este abaixo-assinado. A iniciativa consolida a vasta campanha que o Governo do Estado está liderando em prol da candidatura da Praça.


CANDIDATURA


A candidatura da Praça São Francisco foi aprovada durante a 32ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco realizada de 2 a 10 de julho de 2008 na cidade de Québec, no Canadá. Desde a divulgação da candidatura, o Governo está agindo na execução dos critérios de preservação do patrimônio cultural recomendados pela Unesco.


Para atender às exigências, o Estado tem investido em uma série de ações como o esgotamento sanitário na região do Centro Histórico. A ação irá redirecionar o esgoto da área, atualmente despejado no rio Paramopama, num investimento de R$ 7 milhões. Além disso, R$ 750 mil estão sendo investidos para que as fiações das redes elétricas e telefônicas passem a ser subterrâneas.


De acordo com o historiador Thiago Fragata, a representação do valor cultural da Praça em nível universal e que fortalece a possibilidade de escolha está baseado principalmente em dois pontos: o conjunto urbano com seus valores culturais, e a permanência histórica como cenário de manifestações artísticas e culturais.


HISTÓRIA


A Praça São Francisco representa o coração da parte alta de São Cristóvão, constituída para ser o centro da cidade e abrigo das estruturas políticas, judiciais e religiosas. O espaço foi construído no final do século XVI e início do século XVII e permanece ao longo desses mais de quatrocentos anos uma rica fonte de resgate histórico e também de identidade.


Do ponto de vista arquitetônico, da Praça São Francisco é possível apreciar o palácio do período colonial onde funciona o Museu Histórico; e também prédios das ordens religiosas, como o Museu de Arte Sacra e o Convento de São Francisco. Todos eles continuam praticamente com a mesma feição de quando fundados.


Mais informações podem ser obtidas no endereço

http://pracasaofrancisco.se.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...