FÓRUM PRETENDE CONTRIBUIR COM A CONFERÊNCIA


Fórum reuniu-se no Salão Paroquial 

No último dia 30/7, no salão paroquial da Igreja Matriz, do centro histórico de São Cristóvão, foi realizada mais uma reunião do Fórum Pró-Conferência Municipal de Cultura constituído por entidades da sociedade civil organizada, como a Associação Cultural Amigos do Museu Histórico de Sergipe (ACAMHS), Associação Cultural e Artística da São Cristóvão (ACASC), Ong Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE), Ação e Cidadania Popular João Bebe-Água (ACIJOBA) e IACEMA, além de artistas independentes, que atuam na cena cultural da cidade histórica.

Diante da falta de respostas para os ofícios expedidos pelo Fórum, demandando informações acerca do andamento - ou não - de ações referentes a Conferência Municipal de Cultura de São Cristóvão, nesta reunião ele discutiu a adesão de novos agentes culturais, instituições culturais e representantes da sociedade civil organizada, na busca por informações e mesmo ser colaborativa na publicidade e construção da conferência, primando por representar um canal de controle social no território.

Para surpresa, finalmente um representante do poder público municipal, no caso Sr. Robson, Assessor da Secretária Municipal de Cultura, gentilmente compareceu a reunião, que de já reiteramos é aberta a toda sociedade, para sinalizar respostas a nossas demandas quanto a conferência. Nesse aspecto, conferimos a palavra ao representante do Poder Público, o qual enfim trouxe o decreto que convoca a conferência no município, o qual para nosso espanto já estava pronto desde 18 de junho. Não longe, nos foi dada ciência da minuta do Regimento Interno, que urge de ser lido, discutido e mesmo, se for o caso alterado pela Plenária, antes do início da conferência, para garantir a soberania da plenária e do coletivo social.
Foi também apresentado, pelo Sr. Robson, representante da Fundação de Cultura, em São Cristóvão, uma minuta de programação e mesmo lista de convidados a virem fazer parte da conferência.

Na busca do diálogo e soma ao processo, um questionamento até então ficou sem resposta, ou seja, “COMO O FORUM PRÓ CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO CRISTÓVÃO SERÁ ACOLHIDO?”, em nenhum momento isso foi respondido, mas foram sanadas demandas iniciais, pautas do fórum.

Foi também aberta a possibilidade de inclusão de nomes para compor a lista de convidados, principalmente no indicativo de socializar ainda mais as discussões, momento tal que o Fórum se comprometeu em informar oficialmente.

No balanço geral, dos encaminhamentos, entendemos e estamos a socializar com todos o que nos foi disponibilizado, até o momento, principalmente que a conferencia tem data e local para acontecer. Nesse aspecto convocamos a sociedade local, principalmente os agentes e instituições de cultura local a estarem presentes num espaço de discussões e no qual o controle social é fundamental até mesmo para garantia dos direitos culturais no município.

Frente a nosso comprometimento com a cultura e sua diversidade, mas acima de tudo com o coletivo social, reiteramos a postura do Fórum, socializamos as informações a nós trazidas e, de já salientamos que é imperioso os agentes e entidades de cultura se organizarem, pois o Plano Municipal de Cultura haverá, segundo determinação do Sistema Nacional de Cultura ser construído com a sociedade e, sua base. Nesse fito, o Fórum já está a identificar potencialidades dos 20 setoriais de cultura, isso via cadastramento dos agentes culturais de São Cristóvão, o que segundo informações ainda não está sendo realizado pela Fundação João Bebe Água.

Pelo exposto o Fórum vai se reunir novamente, momento antecedente a conferência para conversar, cadastrar, qualificar as discussões que nortearão a Conferencia e demais ações de cultura no território.

Destacamos, que contamos nesse momento também com o apoio do Movimento de Direitos Humanos/SE, em defesa do Direito a Cultura.

Segue abaixo documentos que nos foram apresentados e breve noticiaremos sugestões para eventuais convites a serem realizados pela Prefeitura a fazerem parte da Conferência, contamos com a colaboração de todos nas discussões desse indicativo também, até porque a construção social é de todos!


DECRETO 



PROGRAMAÇÃO DA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA 
DIA 7 DE AGOSTO






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

WASHINGTON LUÍS VISITA SERGIPE

  Washington Luis Por Gilfrancisco* Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 19...