Curiosidades V

O artista Anselmo Seixas fez o boneco gigante do Carnaval de São Cristóvão seguindo a descrição de Serafim Santiago. Foto de Cazuza, 2005.



COMO ERA JOÃO BEBE-ÁGUA?

Serafim Santiago descreveu o amigo:

era de baixa estatura e tanto gordo; tinha a cor de um pardo bilioso, cabelos amealhados; trajava jarreta conforme o costume antigo... trazia sempre na mão um lenço de rapé e uma catarina, como ele chamava uma figura de ponta de boi, onde conservava um bom torrado [fumo] que a todos oferecia”. (2009, p. 263)


ONDE NASCEU JOÃO BEBE-ÁGUA?


ITABAIANA: versão defendida por Sebrão Sobrinho, no livro Laudas para História de Aracaju, 1955, p. 163. (edição de 2005)

ITAPORANGA: versão cogitada por novos pesquisadores. Como Itaporanga era vila de São Cristóvão até 1853, essa possibilidade reforça a possibilidade dele ser sancristovense.

SÃO CRISTÓVÃO: maior probabilidade, sua ação em defesa da cidade constitui uma prova do seu patriotismo. Para seu amigo Serafim Santiago, ele nasceu e morreu em São Cristóvão. O patriotismo valeu o rótulo de louco, maltrapilho, cachaceiro. Foi assim que os adversários tornaram ele conhecido, mas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre essa matéria.

ARMINDO PEREIRA: CONTISTA E ROMANCISTA INÉDITO EM SERGIPE

POR GILFRANCISCO* - gilfrancisco.santos@gmail.com Ficcionista sergipano, Armindo Pereira (1922-2001) nasceu com a literatura nas veias, vá...